A semana inteira fiquei esperando para te ver Corinthians
- Clarissa Brait
- 18 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2024
Vocês já tiveram a oportunidade de ir a um estádio ver um jogo de futebol ao vivo? Eu já tive duas vezes e preciso compartilhar com vocês sobre como é essa aventura emocionante de assistir um jogo do time que você ama no estádio.
O Sport Club Corinthians Paulista, é um clube poliesportivo brasileiro da capital do estado de São Paulo. De início foi criado por um grupo de operários como apenas uma equipe de futebol no dia primeiro de setembro de 1910, no bairro do Bom Retiro. E seu nome foi inspirado no Corinthian Football Club de Londres.

Por mais que conte com outras modalidades de esporte, suas maiores conquistas e reconhecimentos foram através do futebol. Sendo considerado como um dos mais bem sucedidos do Brasil e da América Latina, e o terceiro maior campeão nacional, estando atrás apenas do Palmeiras com 17 conquistas e do Flamengo com 14 conquistas.
Dentre as suas conquistas estão: uma Copa Libertadores da América, dois Mundiais de Clubes da FIFA, sete Campeonatos Brasileiros, uma Recopa Sul-Americana, cinco Torneios Rio-São Paulo, uma Copa Bandeirantes (sendo o único vencedor), sete Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil, 30 Campeonatos Paulistas e uma Supercopa do Brasil.
Torço para o Corinthians Paulista desde criança. E, até os meus 21 anos, eu nunca havia ido à Neo Química Arena (antigamente conhecida como Arena Corinthians), inaugurada em maio de 2014 na Zona Leste de São Paulo, ver um jogo ao vivo. Isso porque meu pai nunca teve essa cultura de ir a jogos no estádio. Mas sempre existe uma primeira vez para tudo, concordam?
Realizei esse sonho de ver o Corinthians ao vivo e conhecer a nossa arena, pela primeira vez, em setembro de 2022. Era uma quarta-feira chuvosa e bem gelada, coloquei minha camiseta amarela do Timão, e botei um casaco. Passei por perrengues pelo caminho, precisando aturar o metrô lotado da linha vermelha para ir até o Itaquera, região Leste do município de São Paulo, onde a arena está localizada.
Apesar do nervosismo, o atraso para entrar no estádio, perder o primeiro gol do Corinthians, o segundo gol ter demorado para sair, time adversário que só enrolava e querendo se machucar o tempo inteiro, foi certamente uma das melhores experiências que já vivi. Afinal, eu certamente fui pé quente nesse dia, né? Primeira vez no estádio, e o Corinthians fez dois gols assim que cheguei lá.
O estádio foi inaugurado um pouco antes da Copa do Mundo de 2014, sediando jogos do mundial e a abertura da Copa. Possui uma capacidade de 49.205 lugares e é considerada como o 13º maior estádio do Brasil. Além disso, conta com o auxílio do Sistema Brasileiro Classificação de Estádios (Sisbrase) para a melhoria de sua segurança, conforto e melhores condições sanitárias e de higiene.

Por isso, você pode ficar tranquilo(a) pois existe um fácil acesso aos banheiros e lanchonetes caso precise utilizar durante o jogo. E é possível ver o jogo de forma confortável e com uma vista boa de qualquer ângulo e lugar. Posso falar isso com propriedade, pois na segunda vez vi o jogo de outro setor e a vista também era muito boa.
Pela preocupação do conforto e acessibilidade de seu público, a Arena já ganhou uma avaliação máxima de cinco bolas, e também o prêmio de melhor arquitetura do Brasil em 2011. Seu projeto conta também com fácil acesso para o estacionamento, por isso para quem não se importa de ficar parado por duas horas pelo trânsito de São Paulo, ir de carro até o estádio também é uma boa opção. Isso porque, seu estacionamento fica ao lado dos portões, facilitando sua entrada no estádio.
Minha recomendação para quem for de carro é ficar preparado em relação ao preço salgado que terá que gastar para estacionar o carro lá dentro, e também fazer uma pesquisa antes de sair de casa para ver qual o melhor estacionamento mais perto do seu portão. Assim, vocês não farão a mesma coisa que eu e o pai, que paramos em um estacionamento do outro lado do nosso portão.
Mas para quem vai de transporte público, apesar do tumulto do metrô lotado, a arena conta com acesso fácil à estação, sem se preocupar em passar pela rua ou algum lugar desconhecido. Mas recomendo sempre tomar cuidado, e se estiver em grupo andar de mãos dadas para não se perderem, cuidar de seus pertences, entre outras precauções necessárias. Pois, muitas pessoas vão de transporte público, e isso acaba tumultuando o caminho até a estação ou até o estádio.
No site da Neo Química Arena existe uma página em que você consegue estudar o mapa e roteiro de como chegar no estádio. Com informações de regiões que estão ao redor da arena, quais linhas de metrô e ônibus são possíveis pegar e que param na estação. Além de contar com imagens e informações sobre onde cada portão, setor e estacionamento estão localizados.
Nesta página, também tem a imagem do mapa da região em dia de jogo, mostrando quais vias ficam bloqueadas e as entradas de cada estacionamento. E no final da página, têm todas as informações do que não é permitido no estádio.
Pelo site também é possível comprar ingressos para os jogos. Na página inicial, tem uma aba de ingresso, onde você pode visualizar todas as informações, dias e horários que as vendas ficam abertas para comprar seu ingresso.

Portanto, para finalizar meu desabafo sobre a emoção de ver meu time do coração jogando ao vivo, deixo aqui meu conselho aos corintianos que nunca foram em um jogo no estádio (e aos torcedores dos outros times, claro), permitam viver essa experiência pelo menos uma vez na vida.
A emoção de ver um jogo do seu time ao vivo não tem preço, e vale mais que qualquer perrengue que você precise passar para chegar lá, seja um trânsito de quase duas horas, ou pegar um metrô extremamente lotado. Seja em dias frios, chuvosos, quentes e com sol, se divirtam, cantem todas as músicas de torcida, vistam suas camisetas, casacos do seu time e aproveitem essa aventura e experiência. Pois, você vai querer guardar na memória para sempre.
Termino esse texto com o famoso "vai Corinthians!”
By: Clarissa Brait
Comentários